Logo
usa brasil

STJ - PARA TERCEIRA TURMA, DANO MORAL À PESSOA JURÍDICA EXIGE PROVA

Em decisão unânime, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou ocorrência de dano moral em ação movida por uma empresa contra o Banco do Nordeste, pelo excesso de encargos cobrados em execução de títulos extrajudiciais.

Acórdão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) reconheceu a ocorrência de abuso nos contratos firmados e, além da readequação contratual, fixou indenização por dano moral no valor de 30% dos títulos executados pelo banco.

No STJ, o banco alegou que o acórdão utilizou critérios genéricos e aleatórios para fixar o dano moral, além de apontar exorbitância do valor arbitrado.

A relatora, ministra Nancy Andrighi, disse que a jurisprudência do STJ admite que a pessoa jurídica possa sofrer dano moral, mas destacou que o reconhecimento dessa ofensa exige provas concretas.

Sem demonstração

“Não há como aceitar a existência de dano moral suportado por pessoa jurídica sem a apresentação de qualquer tipo de prova ou de indícios que permitam conduzir o julgador ao entendimento de que, em uma determinada situação, a pessoa jurídica sofreu verdadeiramente um prejuízo extrapatrimonial”, disse a ministra.

No caso apreciado, a ministra entendeu que o excesso de encargos cobrados pelo banco não poderia, por si só, levar ao reconhecimento de dano moral, uma vez que a execução só ocorreu em razão da inadimplência da empresa.

“Não se encontra justificativa adequada apta a demonstrar a existência de danos extrapatrimoniais sofridos pela recorrida”, declarou a relatora, para quem o dano moral, no caso, foi tratado simplesmente “como uma decorrência da ilicitude da cobrança em excesso, sem qualquer demonstração”.

Leia o acórdão.

Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):REsp 1497313

Fonte:http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunicação/noticias/Notícias/Para-Terceira-Turma,-dano-moral-à-pessoa-jurídica-exige-prova


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

FALE CONOSCO

Fone: (27) 3325-5030 / (27) 3225-5458

atendimento@zrc.adv.br

LOCALIZAÇÃO

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955 - Sala 1010 - Ed. Global Tower - CEP: 29050-335 - Enseada do Suá - Vitória/ES


Av. Embaixador Abelardo Bueno, n° 908, sala 171, Bloco 4
Centro Empresarial Universe Empreendimentos
Barra da Tijuca - CEP: 22775-040

Direitos Reservados a Zouain, Rizk, Colodetti & Advogados Associados ® | 2019